Sobre o Livro

Um século de secas: por que as políticas hídricas não transformaram o Semiárido brasileiro?

A história de um século de políticas para a seca no Nordeste brasileiro.

Capa Livro Políticas Hídricas

Ver todas as imagens

UM SÉCULO DE SECAS: POR QUE AS POLÍTICAS HÍDRICAS NÃO TRANSFORMARAM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO?

Autores:
Catarina de Oliveira Buriti e Humberto Alves Barbosa
Editora:
Chiado (Portugal)
Páginas:
434

R$ 100,00

A história de um século de secas no Semiárido brasileiro abordada para explicar os fatores predominantes às políticas de adaptação aos seus impactos.


Você já leu inúmeros livros sobre secas no Nordeste brasileiro e não ficou claro porque as políticas não trouxeram mudanças significativas para a região? Qual o motivo de o fenômeno continuar tomando proporções de desastre natural, causando prejuízos generalizados à economia do Semiárido brasileiro? Por que obras intensamente propaladas como soluções para a seca (açudagem, irrigação, perfuração de poços, Projeto de Integração do Rio São Francisco, etc) não modificaram ou talvez não alterem o cenário socioeconômico da região?

No Livro "Um século de secas: por que as políticas hídricas não transformaram o Semiárido brasileiro?", publicado pela editora Chiado (Portugal), com 434 páginas, os autores abordam a história de um século de secas para explicar os fatores predominantes às políticas de adaptação aos seus impactos, no período de 1901-2016.

Além de oferecerem uma compreensão crítica e abrangente sobre a área semiárida do Brasil, no passado e no presente, apontam caminhos e traçam estratégias político-institucionais para promover a gestão sustentável da seca, no contexto de possíveis mudanças climáticas.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail: contato@letrasambientais.com.br

Editora: Chiado

Edição: 1

Ano de Edição: 2018

Assunto: História; Meio ambiente; Políticas públicas

Idioma: Português

País de Produção: Portugal

Código de Barras: 9789895217311

Encadernação: Brochura

Altura: 24 cm

Largura: 16 cm

Comprimento: 2,20 cm

Peso: 800g

Nº de Páginas: 434

Humberto Alves Barbosa

Graduado em Ciências Atmosféricas, mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e doutor em Solo, Água e Ciências Ambientais pela Universidade do Arizona. É coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS – http://www.lapismet.com.br). É pesquisador na área de clima e serviços ecossistêmicos. Utiliza sensoriamento remoto como ferramenta de monitoramento ambiental, subsidiando governos e segmentos empresariais com informações de satélite. Participa como autor de relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Catarina de Oliveira Buriti

Escritora, jornalista, historiadora e doutora na área de Ciências Ambientais. É pesquisadora do Instituto Nacional do Semiárido (INSA – Brasil), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Desenvolve atividades ligadas à divulgação científica, com foco no Semiárido brasileiro. É colaboradora do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS) e da World Environmental Conservancy (WEC).

Deixe sua avaliação do Livro "Um Século de secas":





Os campos marcados com * são obrigatórios.

Inscreva-se

Deixe aqui seu e-mail e receba nossas atualizações.


Logo do Letras Ambientais

Facebbok Twitter Youtube Feed

contato@letrasambientais.com.br